sábado, 2 de março de 2013


A CULTURA DA PORRADA


Nada mais cruel, medieval e idiota que esse Ultimate Fighting Championship, o tal do UFC.

          Neto violento da luta livre, um espetáculo circense que imperou na TV nos anos sessenta, e filho do Vale Tudo, este “esporte” idiota premia quem consegue destruir seu oponente na porrada.

          Nada mais cruel que ficar no sofá da sala com o resto da família assistindo um camarada apanhar até ficar com o rosto deformado.

          O curioso é que este tipo de selvageria estava adormecido no Brasil, até que a poderosa Rede Globo resolveu ressuscitá-lo em nome do lucro fácil.

           E, de uma hora para a outra, o que se viu foi gente sangrando nas telas no horário nobre. Até o Galvão Bueno passou a narrar os combates e o tal de Anderson Silva virou estrela de comerciais. 

           Nada me tira da cabeça que, assim como o boxe, as lutas do UFC são combinadas. E que a maioria dos “atletas” estão aí para servir de escada a um ou outro lutador já pré-escolhido ao estrelato.

             Mas, o fundamental é discutir que mensagem o Ultimate Fighting Championship e seus congêneres passam a nossa sociedade, já violenta por natureza. 

            Conheço muitos jovens que, influenciado pelo glamour social conquistado pelos astros do UFC, estão largando os estudos para se dedicaram, em tempo integral, ao treinamento nas academias. Todos aspiram se tornarem Andersons Silva.

            Depois de ter o nariz quebrado, costelas fraturadas e levar muita porrada ao longo de meses, estes rapazes descobrirão que, como no futebol, o olimpo desse “esporte” é reservado a pouquíssimas beldades.

           A esmagadora maioria daqueles que se profissionalizarem vai mesmo é pra sarjeta. E, numa sociedade cada vez mais tecnológica como a nossa, qual o futuro profissional que espera um rapaz musculoso, bom de briga, mas com quase nada na cabeça?

           Nem trabalhar como carregador de sacos num porto ele não poderá mais, já que este trabalho está hoje todo mecanizado. 
.............................
NOTA DO AUTOR - SE NÃO GOSTARAM, CRITIQUEM. SE GOSTARAM, ME ADICIONEM NO FACE - COMENTEM, CURTAM, COMPARTILHEM COM SEUS AMIGOS VIRTUAIS, SE TORNEM SEGUIDORES OFICIAS OU DEIXEM SEU E-MAIL NO CANTO DIREITO ACIMA PARA RECEBER AS PRÓXIMAS CRÕNICA. É SEMPRE UM PRAZER ESCREVER PARA VOCÊS, CAROS E CATIVOS PERSEGUIDORES.  


CONHEÇA UMA EXCELENTE OBRA SOBRE A GUERRILHA NO BRASIL 

COMPRE O LIVRO COM DESCONTÃO E DEDICATÓRIA,
 laque@ibest.com.br 


4 comentários:

  1. Como modesto faixa-preta posso dar minha opinião a respeito.

    COMPARTILHO INTEGRALMENTE com a escrita-verdade. Isso não é esporte, nem aqui nem nos infernos! Aliás, isso é o perfeito inferno. Ainda, os comentaristas desses assassinatos públicos, ressaltam as demissões a que os esportistas estão sujeitos, caso não ganhem a luta.
    É tudo um imenso absurdo. Isso não é arte marcial. Jamais. Temos que cuidar da integridade fisica de nossos opponentes, e nunca destrui-los. Isso não é exemplo para as crianças e adolescentes. Não é!
    É triste. Muito triste assistir a tudo isso. A toda essa sangreira.
    Minha modesta opinião. (H.Pires)

    ResponderExcluir
  2. Concordo. O UFC roda o mundo propagando e propagandeando estes "espetáculos" de selvageria, com todo o respeito à vida selvagem, não se trata disso. Seria no mínimo interessante se um dia um combate destes acontecesse em Roma, acerca do Colisseu, não há lugar melhor para remeter às suas origens.
    No entanto, quando faço essa analogia entre o "esporte" do momento e a lutas dos gladiadores de outrora ouço que agora se trata de um esporte e que os "atletas" estão por livre e espontânea vontade e estão preparados pra isso. ok... Mas o prazer que assistir essas lutas gera, pra quem gosta, é o mesmo que gerava aos cidadãos romanos.
    Dessa maneira, a máscara de esporte só serve pra satisfazer o desejo de violência e destruição do outro na nossa sociedade, capitalista, consumista e hipócrita!!

    ResponderExcluir
  3. Esse é mais um livro que tenta ludibriar o povo brasileiro. Só podia ser ideia de um ex-guerrilheiro. Uma vez guerrilheiro sempre guerrilheiro. Sou jornalista profissional com curso superior com pós-graduação e jamais esperava que um companheiro de profissão entrasse nessa farsa. VOTE NA DILMA - Arnaldo Jabor

    Um fantástico texto do Arnaldo Jabor. Só ele tem coragem de dizer essas verdades.... E viva o Jabor!!!!!!!

    Vote na Dilma e ganhe, inteiramente gratis, um José Sarney de presente agregado ao Michel Temmer.
    Mas não é só isso, votando na Dilma você também leva, inteiramente grátis (GRÁTIS???) um Fernando Collor de presente.
    Não pense que a promoção termina aqui.
    Votando na Dilma você também ganha, inteiramente grátis, um Renan Calheiros e um Jader Barbalho.
    Mas atenção: se você votar na Dilma, também ganhará uma Roseana Sarney no Maranhão, uma Ideli Salvati em Santa Catarina e uma Martha Suplício em S.Paulo.
    Ligue já para a Dirceu-Shop, e ganhe este maravilhoso pacote de presente:Dilma, Collor, Sarney pai, Sarney filho, Roseana Sarney, Renan Calheiros, Jáder Barbalho, José Dirceu, DelúbioSoares, José Genoíno, e muito, muito mais, com um único voto.

    E tem mais, você também leva inteiramente grátis, bonequinhos do Chavez, do Evo Morales, do Fidel Castro ao lado do Raul Castro, do Ahmadinejad, do Hammas e uma foto autografada das FARCÂ?s da Colombia.
    Isso sem falar no poster inteiramente grátis dos líderes dos bandidos "Sem Terra", Pedro Stedile e José Rainha, além doCarlos Minc com uniformede guerrilheiro e sequestrador.



    Ganhe, ainda, sem concurso, uma leva de deputados especialistas em mensalinhos e mensalões. E mais:
    ganhe curso intensivo de como esconder dinheiro na cueca, na meia, na bolsa ..., ministrado por Marcos Valério e José Adalberto Vieira da Silva e José Nobre Guimarães.
    Tudo isto e muito mais..
    TSE retira comentário do Arnaldo Jabor do Site da CBN




    Não deixe de repassar é o mínimo que podemos fazer diante de tanta corrupção!

    ESSE TEXTO PRECISA E DEVE SE TRANSFORMAR NA MAIOR CORRENTE QUE A INTERNET JÁ VIU !!!



    Na caserna não existe lugar para terrorista. esse rapaz que foi expulso da PM é um cidadão com ideias comunista. O comunismo não tem vez no Brasil. Os anos de chumbo começou quando invadiram a casa do ex-governador de São Paulo, arrobaram o cofre roubaram todo o dinheiro e com esse dinheiro compraram bombas e armamentos.




    ResponderExcluir
  4. João, hoje em dia devia ter uma vanguarda para atacar os políticos ladrões q ingestão o país desde aquela época, lembra do ademar de barros. Só lamento a morte de inocentes de ambos os lados na época dos anos de chumbo, principalmente dos militares de baixa e média patente, q mal sabiam o q acontecia, incluo ate o Tenente Mendes q foi herói porque pensou em salvar seu subordinados. Os repressores conscientes ate demais, muitos corruptos, estavam era interessados na grana da Vpr.

    ResponderExcluir