segunda-feira, 26 de julho de 2010

Derly José de Carvalho

       Derly é um personagem da história recente do nosso país que merece ser referenciado. Militante do Partido Comunista do Brasil nos anos 60, ele foi um dos fundadores da Ala Vermelha do PC do B, organização que enfrentou a bala os militares durante os Anos de Chumbo.
       Ao lado dos quatro irmãos - Devanir, Daniel, Joel e Jairo - Derly invadiu bancos atrás de numerário para a revolução e tomou rádios no intuito de fazer a propaganda da luta.
       Dos cinco José de Carvalho, só Derly e Jairo sobreviveram a fúria dos militares. Devanir foi torturado até a morte pelo delegado Sérgio Fleury e sua equipe. Daniel e Joel sumiram nas mãos da repressão.
       Hoje, Derly é um pacato cidadão de Diadema, no ABC paulista, que se dedica ao cinema e a fotografia, além de fazer trabalho de formação política e social com crianças da periferia.
       Outro dia, num papo gostoso em sua casa, o ex-militante da esquerda armada me contou um episódio curioso:
       Na década de 90, Derly chega à Favela Naval para um trabalho junto às crianças da comunidade.
       Mas, diante do desinteresse dos meninos por aquele tiozão boa praça que queria ensinar-lhes fotografia e noções de cidadania, o ex-guerrilheiro quer saber:
      - Quem é a pessoa que vocês mais admiram?
      - Fernandinho Beira-Mar, responderam, de pronto, os moleques.
Por quê?
      - Porque ele é corajoso, enfrenta a polícia com fuzis AR-15 e comanda o pessoal lá nas favelas do Rio.
      - Então, me façam um favor: vão a uma lan hause e digitem meu nome lá no computador. Depois a gente conversa.
       Na internet, os meninos puxam a ficha daquele senhor de aparência tranquila e têm uma surpresa. Nos sites da extrema-direita está lá:
       Derly José de Carvalho e seus quatro irmão eram conhecidos como os Irmãos Metralha pela violência com que atuaram na luta contra o governo. Foram responsáveis por inúmeros assaltos à bancos além de invasões de rádios e explosão de bombas.
      No dia seguinte, Derly chega à favela e a atenção dos meninos em sua aula é total.
      Afinal, com tantos episódios de bravura e determinação no currículo, ele só poderia se tornar o novo herói da molecada.

3 comentários:

  1. Este é um bom exemplo de que a roupa suja que nosso país tem que lavar é a EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de marcar uma entrevista com Derly. Há algum endereço ou outra forma de contato ? Obrigado, Thaelman - Meu e-mail é thaelman@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. João, meu nome é Rodrigo Pezzonia sou aluno de doutorado da USP e pesquisador. Preciso de alguma meio de contato com Derly José de Carvalho. Vc teria alguma forma de contato. Se puder me ajudar meu e-mail é pezzonia@usp.br

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir