sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Espaço Resistente

     pinacoteca.jpg       
          O prédio de tijolo aparente do Largo General Osório, no Bairro da Luz, aqui na capital, que serviu de sede ao antigo Departamento de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo - Deops, de 1940 a 1983,  agora virou o Memorial da Resistência da Pinacoteca. 
         Transformado numa espécie de museu, o prédio onde os presos políticos eram encarcerados e, muitas vezes, torturados até a morte, abriga hoje documentos, vídeos e um espaço onde acontecem eventos ligados a memória da resistência e da repressão política.
         Ali eu lancei o livro Pedro e os Lobos em dezembro último. E foi emocionante para o Pedro Lobo, exatos quarenta anos depois, voltar ao lugar onde o barbarizam durante a ditadura. 
         As celas foram preservadas e podem ser visitadas. E lá de dentro é possível ouvir o depoimento gravado de vários dos presos que foram torturados naquele cárcere.
         Vale a pena fazer um visita.
         A propósito, amanhã, a partir das 14 horas, haverá uma homenagem a Che Guevara e ao povo cubano que acolheu os exilados da nossa ditadura durante os anos setenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário