quarta-feira, 14 de julho de 2010

Escrever não é sopa, mas vale a pena!

Escrever exige idéias novas, paciência com a ortografia que nos atormenta e, principalmente, leitores dispostos a aturar nossos devaneios.

E eu estou saindo de uma aventura pelo universo da escrita – o livro Pedro e os Lobos - que me custou sete anos de labuta. Foram mais de oitenta meses pesquisando, entrevistando e enfileirando palavras que encheram 640 páginas duma merecida homenagem a Pedro Lobo de Oliveira.

Escrever é sacerdócio, é sacrifício, mas muito recompensante quando recebemos elogios de pessoas que mal conhecíamos. Vejam um trecho do longo e-mail que a Soninha Gomes me mandou.

(...) Cara, você não vai acreditar, mas não consegui interromper a leitura, acabei lendo o livro de um fôlego só, parando só prá comer, trabalhar, dormir, essas coisas...O livro me prendeu de tal forma que eu não conseguia interromper a leitura.

(...) Confesso que fiquei imensamente emocionada em diversas passagens, mas o que me fez chorar mesmo, assim de soluçar, foi o momento da chegada de Pedro ao Brasil, voltando do exílio na Alemanha Oriental...(...)

Só por isso, ter conseguido prender a atenção de um leitor ao longo da obra e ainda emocioná-lo a ponto de arrancar soluços, já paga as incontáveis idas e vindas a São José dos Campos, as 24 entrevistas, todas as viagens - a Porto Alegre, Brasília, BH, Rio, Campinas etc – e a grana investida no projeto.

Saber que alguém se emocionou com o texto recompensa ainda as centenas de manhãs, tardes e madrugadas que varei amontoando idéias, lapidando parágrafos, consultando livros e teses pra checar dados de ações armadas, de fatos históricos ou sobre os mortos e desaparecidos.

Portanto, como jornalista e historiador, fica aqui, nesta primeira postagem, diante das palavras da Soninha, a sensação do dever cumprido. 


E um muito obrigado a todos aqueles que compraram o livro.

4 comentários:

  1. Isso é uma conclusão? Dever cumprido? Negativo!

    Ainda há muito o que escrever! Pode ter certeza que serei leitora assídua, sua assinatura me garante risadas e bons textos, não tenho dúvidas disso.

    Beijooooooooooooooos!

    ResponderExcluir
  2. ...Reforçando: "Pedro e os Lobos" é um grande livro e João Roberto Laque, um grande escritor. A maneira como o livro foi organizado, traçando um panorama da situação política do país como pano de fundo,foi extremamente interessante.Sob este "pano de fundo" é desenhada a trajetória de um grande brasileiro, chamado Pedro Lobo...Nada como saber contar uma grande história! Mais uma vez, parabéns pela obra! Soninha

    ResponderExcluir
  3. Nem precisava de tanto comentário positivo, vou comprar e ler este livro assim que possível. E João, vamos marcar uma pizza para você dar o autógrafo.
    Wolfgang

    ResponderExcluir