quarta-feira, 21 de julho de 2010

O PT e as Farc, estaca fincada na areia

Surgida em 1964 a partir de um movimento camponês de resistência, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia tem cerca de dez mil combatentes e ocupa uma área que beira os 20% do território do país.
A ligação da organização com o narcotráfico é alardeada pelos Norte-americanos e seus parceiros capitalistas, Canadá e União Européia. O refino e a venda da droga seria uma forma das Farc sobreviverem economicamente.
As acusações de José Serra e seu vice de que o Partido dos Trabalhadores mantém ligações com os revolucionários do país vizinho está fazendo fervilhar a campanha eleitoral.
Porém, a acusação é oca e sem qualquer utilidade ao eleitor.
Oca porque tal ligação jamais foi assumida oficialmente pelo Partido. Então, até prova em contrário, juramentada em cartório, ela não existe.
E, se existe, é um direito, já que como entidade política surgida dentro das esquerdas, a legenda traz identidades históricas com o socialismo e os movimentos armados de esquerda que pulularam e ainda pululam pelo mundo. A própria Dilma pertenceu ao Comando de Libertação Nacional – Colina - e depois à Vanguarda Armada Revolucionária – Var-P.
Agora, que sentido prático estas denúncias trazem ao eleitor?
Nenhum!
Já que o que está em jogo nestas eleições é a conveniência ou não de manter-se o Partido dos Trabalhadores no comando do Brasil. Os amiguismos internacionais que o PT manteve, mantém ou manterá, não somam nada nesta avaliação.
Se continuar fincando estacas na areia, o candidato tucano corre o risco de acabar em terceiro lugar nas urnas, e ainda bem atrás da Marina Silva.
Tomara!

2 comentários:

  1. Meu comentário não vai exatamente para esta postagem, na verdade nem é um comentário, mas um depoimento que expresso pela admiração que tenho por você. Não é simples lançar um livro, ainda mais com esta temática tão importante para nossa história política. Parabéns João, continue escrevendo. Estivemos juntos na faculdade e agora sou sua leitora e seguidora deste seu blog. beijão, Lu

    ResponderExcluir
  2. Graaaaaande Luciana.
    Parceira desde os tempos da História USP.
    Obrigadão pela força, menina.
    E conte comigo no seu carnaval.

    ResponderExcluir