terça-feira, 20 de julho de 2010

A falta que o Maluf e o Enéas fazem.

Vão começar os debates dos presidenciáveis. Vai começar o programa eleitoral na TV e nas rádios...
E ficará faltando duas figuras folclóricas das eleições no Brasil: Paulo Maluf e Enéas Carneiro.
Não que eles façam falta pela suas posições ideológicas. 
Paulo Salim Maluf, engenheiro de formação, foi lacaio dos milicos durante a ditadura, ganhou deles a Prefeitura de São Paulo e depois o governo do Estado. Roubou até dizer chega e acabou gerando um verbo nefasto: malufar.
Das dez eleições majoritárias que disputou - 4 para a prefeitura de Sampa, 4 para governador do Estado e duas para presidente, perdeu nove.
E na unica que ganhou - para prefeito em 1992 -  fez seu sucessor, o também hediondo Celso Pitta. 
O "Meu nome é Enéas!" era cardiologista, careca e barbudo, de postura excêntrica e se sobressaía mais como palhaço. Conseguiu mais de quatro milhões e meio de votos por falar muito e de forma rebuscada nos 17 segundos que dispunha na TV.
Por isso, ele acabou virando voto de protesto. Mas seu discurso era reacionário, como a ojeriza ao casamento gay, a tese da bomba atômica brasileira e a nacionalização do subsolo brasileiro. Deixou-nos aqui em São Paulo uma herança, a abominável Havani Nimitz
Sempre odiei estes dois senhores como personagens da política e fiquei aliviado com o ostracismo em que caiu um e a viagem pro inferno que fez o outro.
Mas que vai ficar faltando humor nessa campanha, isso vai.
Com a sisuda Dilma, o ranzinza Serra e a vestal Marina, não teremos os momentos hilários do passado, os bate-bocas, as acusações virulentas e a cara de pau de Salim Maluf em dizer-se honesto e acusar todos os opositores de ladrões.
Vai faltar também o palavrório atropelado do franco atirador Enéas, metralhando farpas em todas as direções, e seus pitacos sarcásticos nos debates.
Claro que o Brasil ganha muito com uma disputa restrita a candidatos de centro-esquerda ou de esquerda.
Mas que a direita, na pele de Maluf e Enéas, dava um delicioso tom anárquico às campanhas, isso dava.
Né, não?

7 comentários:

  1. Acho que o Maluf está bem representado nessas eleições Presidenciais pelo Sr. José Serra, guardadas as proporções. Quanto ao Enéias, apareceu um: É o Vice-Cacique do Cacique do PSDB, candidato Serra, só que Carlos Chagas do SBT disse que ele é o "TONTO", AJUDANTE DO ZORRO !

    TEM A VER...Pelas "tontices" que ele anda fazendo para APARECER na mídia...o povo saberá "recompensá-los" no dia 03 de outubro, como ocorreu com MALUF e mais na frente Deus fez a sua parte com o ENÉIAS.

    LUIZ VALDI

    ResponderExcluir
  2. Realmente, será um grande desfalque nos debates eleitorais. Porém, classificar os atuais candidatos como centro-esquerda e esquerda acredito ser um equívoco, uma vez que os programas não se identificam em nada com a esquerda.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  3. Para o momento de nossa pátria, o que devemos observar, é que o Rato Careca é um inimigo a ser destruído. O resto, com o tempo, iremos separar os aproveitadores, dos de nosso ideais. O texto com um toque de humor é muito bom, parabéns, mas o Rato Careca é de extrema direita.

    Hiram Jorge. 20/07/10.

    ResponderExcluir
  4. Ainda teremos seis nanicos esse ano que prometem tudo isso e muito mais. Eu fiz uma análise de cada um no meu blog www.noseuaro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não no sentido de anarquismo bakuniniano, mas de bagunça mesmo, que, às vezes, é muito legal pra quebrar a chatice dos debates na TV.

    ResponderExcluir
  6. Do Maluf jamais sentirei saudades, mas do Enéias, ah... esse entrou pra posteridade!!! rs
    Acho que nossa Hora do Brasil é uma tremenda piada, até quando a pretensão é a de falar sério...

    ResponderExcluir