segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Uma virada em São Paulo.



         A subida de Dilma Rousseff em São Paulo - onde já ultrapassa José Serra nas pesquisas - pode gerar uma virada na disputa para o governo estadual, embora Aluísio Mercadante ainda perca feio pra Geraldo Alckmin. 
         São Paulo sempre foi um estado conservador, já que é o mais rico da federação, mas o efeito Dilma deve, nestes trinta e poucos dias que faltam para o fim da campanha, reforçar o nome do senador na populosa periferia das grandes cidades onde o PT é bastante forte.
          Pelo que parece, está havendo uma grande mobilização - do Partido dos Trabalhadores, do presidente Lula e da prórpria Dilma - no sentido de criar um arrastão político para tentar tirar dos tucanos o poder que ocupam há quase vinte anos. 
          E os efeitos dessa concentração de forças já se faz sentir. Tanto que, na última pesquisa Mercadante subiu quatro pontos enquanto o ex-governador ficou parado.
          Mas ainda existe um mecanismo poderoso de propaganda desativado nesse processo. Na blogosfera, enquanto fervilham os blogs de apoio a Dilma, os de apoio a candidatura do senador minguam. E não devemos esquecer que foi a internet que ajudou a eleger Obama nos Estados Unidos.
           Alertado por mim na semana passada, Chico Macena - o coordenador da campanha do senador - prometeu corrigir isso. Eu ainda não vi nenhum resultado na rede, mas ainda dá tempo de recrutar a militância pra encher a web de blogs pró Mercadante.
           Seria fantástico ver os tucanos fora do estado mais importante, em termos econômicos e de população, do país.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário